Instituição

        A Lei Estadual nº 16.466 de 05 de janeiro de 2009, em seu artigo 5º, revigorou o Instituto Leopoldo de Bulhões, com a finalidade de conduzir a Formação Continuada dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, servidores públicos em geral, jurisdicionados e controladores sociais; por meio da promoção, elaboração e organização de cursos de aperfeiçoamento, pós graduação, palestras, seminários, simpósios, audiências públicas, além de trabalhos e pesquisas relacionadas a temas de controle externo da administração pública.

        Com esse intuito, o ILB busca sempre a qualidade e adequação das capacitações propostas, com vistas ao treinamento e desenvolvimento dos membros, servidores do TCE-GO, jurisdicionados e controladores sociais, em atendimento às necessidades identificadas e aos direcionamentos dados pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC).

        Como forma de garantir o atingimento de suas metas, o ILB responsabilizou-se pela elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências – PDDC – para o biênio 2017/2018, aprovado em 28 de junho por meio da Ordem de Serviço 001/2017 do Instituto Leopoldo de Bulhões – ILB, o qual contempla membros, servidores, jurisdicionados e controladores sociais (membros de conselhos, estudantes, cidadãos, sociedade civil, organizações não governamentais – ONGs etc.).

        No processo de elaboração do PDDC foi utilizada metodologia participativa para diagnosticar as competências técnicas e comportamentais necessárias ao alcance da estratégia institucional, por meio de técnicas como benchmarking, questionários online e entrevistas.

        Realizado pelo ILB, o plano contou com a colaboração do conselheiro substituto Marcos Antônio Borges e o auxílio metodológico da Diretoria de Planejamento. O documento do PDDC 2017-2018 pode ser consultado por meio do link: https://tcenet.tce.go.gov.br/Downloads/Arquivos/002517/PDDC_2017-2018_final.pdf.

        Os programas educacionais promovidos pelo ILB consideram que o desenvolvimento de competências (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (ser) deve estar alinhado às estratégias e necessidades organizacionais, imperativas ao exercício do controle externo. Essas iniciativas destinam-se a integrar e ambientar novos servidores, bem como aprimorar suas qualificações técnicas existentes, através do domínio de leis, regulamentos, normas e procedimentos internos, conhecimento técnico, informática e sistemas, gestão e idiomas.

        O levantamento de necessidades de capacitação direcionado aos servidores do TCE-GO, para subsidiar a elaboração do PDDC, buscou contemplar capacitações comportamentais e técnicas, a saber:

  •         As competências de natureza comportamental estão relacionadas à "capacidade que o indivíduo possui em identificar suas emoções de forma consciente diante de seus atos, a fim de expressar o seu comportamento e atitude de forma eficaz no campo profissional e pessoal";

  •         As de natureza técnica faz referência à "formação profissional que adquirimos através de cursos técnicos, formação acadêmica, e qualquer outro curso livre no campo escolhido pelo profissional de uma área específica".

        Agradecemos a visita.



Instituto Leopoldo de Bulhões.

Av. Ubirajara Berocan Leite, 640, St. Jaó Goiânia-GO - Cep 74.674-015